As 3 maiores dificuldades no desenvolvimento FileMaker!

Hoje eu gostaria de te mostrar quais são as 3 maiores dificuldades ao desenvolver soluções utilizando a plataforma FileMaker e que certamente você já passou por algo parecido, vamos lá!

A plataforma FileMaker oferece recursos poderosos para tornar a sua vida mais simples na hora de criar seu projeto ou App personalizado, mas não quero dizer que isso seja fácil ou difícil, tudo depende do seu objetivo final e de como você começa o seu projeto.

OK, mas quais são as 3 maiores dificuldades na hora de criar sua solução com FileMaker ?!

1 – Planejamento —> “Preparar…”
Devido a facilidade da ferramenta, acesso intuitivo aos objetos de layout e design, você vai ficar tentado a ir direto ao ponto, criando tabelas, arrastando botões, colorindo e organizando os campos na tela… Quem nunca fez isso que atire a primeira maça 😉

Podemos comparar essa etapa como o da construção de uma casa, você até pode começar empilhando os tijolos e subindo as paredes, mas sem um plano você dificilmente vai saber onde quer chegar e provavelmente vai ter que derrubar e subir novamente as paredes da casa varias vezes.

Tá legal Rodrigo, mas como faço esse planejamento ?!

A minha dica é que você pegue um papel, um lapis e comece a esboçar suas ideias, metas e objetivos… eu mesmo tive muito preconceito em utilizar papel para meus esboços ou mapas mentais e me surpreendi quando notei melhores resultados com um plano inicial em uma folha de papel. Utilizei aplicativos e ainda utilizo mas de verdade mesmo, nada melhor que o método antigo para deixar a ideia fluir, depois você pode até passar a limpo em um software como OmniGraffle ou similar…

Se você sabe onde quer chegar (o que quer fazer), consegue entender melhor os recursos que precisa para atingir o seu objetivo, e olha só, no desenvolvimento de sistemas funciona da mesma maneira!!!

2 – Organização —> “Apontar…”
O que seria de um plano caso não fosse bem organizado e bem orquestrado ?!
Por mais importante que seja planejar, você precisar se organizar para que o seu desenvolvimento seja menos cansativo/moroso.

Aqui eu posso voltar a comparar com a construção de uma casa, onde por mais que você siga a planta na construção, precisa deixar o canteiro de obra limpo e organizado, caso contrario vai perder muito tempo localizando suas ferramentas e se desviando dos entulhos no meio do caminho, isso para falar o mínimo, quem já construiu sabe do que estou falando… 😉

A boa notícia aqui é que a plataforma FileMaker é bem completa e fornece diversos recursos para você organizar seus layouts, seus scripts, etc. Facilitando assim a organização do seu projeto como um todo… numa obra limpa e organizada fica tudo mais fácil!

3 – Estudar e Aplicar —> “FOGO!!!”
Se você ficar apenas estudando e esperar ficar fera ou até mesmo obter sua certificação para construir suas aplicações vai ficar frustrado pois sempre ha algo novo para aprender e não é possível conhecer tudo, o importante é você saber o que quer (1º planejar), se preparar (2º organizar) e então estudar um pouco e aplicar um pouco de forma constante (3º Estudar e Aplicar).

Existem projetos que ainda hoje quando me pego planejando, percebo que mesmo eu sabendo o que eu quero fazer em determinada etapa da programação, por ser algo totalmente novo e por mais recursos que eu já tenha estudado e aplicado anteriormente, chega um momento em que eu preciso aprender, e isso é completamente normal em tudo na vida e não seria diferente no desenvolvimento de sistemas, e essa é uma dica preciosa que eu posso dar, aprenda um pouco e aplique um pouco, lembre-se que você começou a andar assim 😉

Como você pode perceber, as 3 maiores dificuldades são também as 3 maiores sacadas que você pode usar como guia para desenvolvimento dos seus projetos. Seguindo esses passos acima, a tendencia do sucesso é muito maior e quando aparecer alguma dificuldade você volta para o planejamento até encontrar a solução que busca para determinada tarefa.

PS: Se você ainda não conhece a plataforma FileMaker, aqui você encontra um treinamento básico online totalmente gratuito, que apesar de ser de uma versão anterior ainda assim pode te dar uma boa base para começar os seus primeiros passos com a ferramenta. Agora se você quer dar um passo além e aprender um pouco mais, pode ser que você tenha interesse em se inscrever e ficar ligado no meu próximo lançamento.

Um abraço e até mais!

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *